Dicas de Conservação

Cuidar e conservar seus calçados


Algumas dicas para você cuidar e conservar ainda mais seus calçados

  1. Nunca mergulhe seus calçados na água nem lave na máquina lavadora. Se por qualquer motivo forem molhados, deixe-os secar naturalmente à sombra.
  2. Jamais seque seus calçados expondo-os ao sol. Seque-os apenas à sombra e nunca acelere a secagem em secadoras, estufas, fornos, fogão ou atrás da geladeira. O contato com altas temperaturas afeta alguns componentes dos calçados.
  3. Limpe seus calçados somente com pano úmido e sabão neutro. Não utilize alvejante nem sabão que contenha soda ou cloro.
  4. Antes de aplicar produtos para dar brilho ou engraxar seus calçados de couro, utilize uma escova com cerdas macias, esponja lisa ou pano umedecido com água para eliminar a poeira e a terra que podem arranhar os calçados.
  5. Após a limpeza e antes de aplicar graxa, cremes ou musses nos calçados faça testes em uma área menos visível para se certificar de que o produto utilizado é compatível com o couro ou material que compõe o calçado.
  6. Para reduzir os odores da transpiração, após o uso deixe o calçado em local arejado.
  7. É aconselhável passar um pano úmido embebido em mistura de água e vinagre incolor.

É recomendável um período de 24 horas de descanso para o sapato. Por isso, evite o uso do mesmo sapato todos os dias. Isso aumenta a durabilidade e evita o aparecimento de mau cheiro.

9. A utilização de calçados de couro pode marcar a região onde há flexão dos pés, surgindo pequenas dobras nos materiais, o que não caracteriza defeito, visto que é próprio do componente utilizado e demonstra a adaptação dos materiais aos movimentos do usuário.

10. Calçados com salto alto aumentam a pressão nos pés e podem prejudicar o equilíbrio, aumentando o risco de torção e fratura. É recomendável o uso moderado de calçados com salto alto para não prejudicar a saúde.


WhatsApp chat